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Chatbot, seu novo funcionário

A evolução tecnológica tem nos proporcionado grandes avanços. Os ciclos de vida de tecnologia tem sido encurtados de maneira agressiva. No século XX, por exemplo, tínhamos um ciclo de vida de cerca de 20 anos. As mudanças ocorriam de maneira lenta e com menos aceitabilidade. No Século XXI podemos afirmar que esse ciclo já tem sido considerado como um ciclo de 10 anos. Quem diria que em meados de 2005 não tínhamos Google Maps, Facebook, Twitter e nem mesmo Android!!

HTC Dream: primeiro smartphone com Android. (Foto: Wikimedia Commons)

Mas as mudanças não param por aí. Essa evolução tem colocado conhecimentos cada vez mais especialistas a prova. Hoje a evolução permeia (principalmente) o meio digital. E em pleno ano 2018 quem imaginava falarmos com empresas através de robôs. É isso aí. Robôs. Hoje conversamos com o banco através de uma ligação e um robô se passando por uma pessoa. Essas interações têm invadido nosso dia a dia. Em 2016 tivemos a criação de chatbots e até hoje ainda gera muitas dúvidas sobre o que de fato é um chatbot.

Chatterbot (ou chatbot) é um sistema de computador que possibilita simular uma conversa de seres humanos. O principal objetivo é interagir e responder a perguntas feitas dentro de um padrão de uma conversa. As informações são enviadas para o chatbot, onde é consultado uma base de conhecimento para verificar uma possível resposta. Para resumir o que são chatbots podemos lembrar da Siri, da Apple. A possibilidade que temos com ela é incrível. Podemos agendar reuniões e até ligar para alguém. O uso de chatbots no proporciona automatizar tarefas repetitivas e que nos proporciona mais tempo com que exige pensar. Mas não conseguimos ensinar nada para ela certo? Até agora não.

Mas essa realidade está mudando. Prazer, Inteligência Artificial e Machine Learning. A aprendizagem de máquina (Machine Learning) nos proporciona um reconhecimento de padrões, onde o computador aprende com tudo o que ele experimenta, assim como nós seres humanos. Empresas já estão utilizando chatbots para facilitar o seu consumidor ter acesso a serviços e produtos. Podemos acessar nossa conta via Whatsapp, nos cadastrar em uma empresa para receber conteúdos via Messenger do Facebook. Já é uma realidade.

Os robôs podem ser grandes funcionários em nossas empresas. Seguem passos listados, cumprindo com plena excelência o que lhe foi solicitado.

Em breve, será cada vez mais comum ver em empresas robôs que aprendem com seus próprios erros. E o melhor de tudo, sem o famoso orgulho que nós seres humanos enfrentamos.

O futuro nos garante facilidades brilhantes. Desde ações mais básicas até ações complexas. Um simples pedido de pizza pode ser automatizado.

👨: Olá, gostaria de pedir uma pizza.

🤖: Qual o tamanho da pizza?

👨: Média.

🤖: Qual sabor você deseja?

👨: Calabresa, por favor.

🤖: Ok! Quer deixar alguma orientação sobre o preparo da pizza?

👨: Sem pimenta, por favor.

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